relatórios individuais (terceiro período)

___________________________________________________________________________________
Miguel Vian Costa

3º Período:

8. Como fazer uma exposição
9. monumento (exemplo)
10. exposição (exemplo)

No projecto '8. como fazer uma exposição' exploramos o significado do conceito de exposição e damos informação importante de acordo com a nossa experiência na escola em relação à organização de exposições.

O projecto concebido, desenhado e documentado por mim foi o '9. monumento', que se trata de uma estrutura-exemplo do que podia ser uma exposição num determinado sítio na escola, e tendo em conta os aspectos indicados no projecto '8. como fazer uma exposição'

No projecto '10. exposição' criamos outra possível, hipotética exposição como exemplo para reforçar a ideia do projecto '8. como fazer uma exposição'.

Por fim gostava de mencionar que a nova escola e todo este novo ciclo de mudança, não nos foi propício à criação de projectos de melhoramento da escola.
- Encontram-se muitos impasses no caminho daqueles que desejam expor ou criar espaços artisticamente benéficos.

Nota: Dos poucos espaços existentes na escola para a possível exposição ou utilização no âmbito dos projectos artísticos, ainda soubemos pensar em alguns decentes. Dos que utilizamos, ainda nos foi dito que não podíamos utilizar tantos.
Recomendamos então algum cuidado na utilização dos espaços disponíveis e decentes para exposições na escola.
________________________________________________________________________

Relatório Individual  3º Período
André Jesus nº2 12º9 Grupo 4.3.4

 Inicialmente as minhas intenções foram de idealizar uma exposição na qual se integrava o meu desejo de realizar obras com a influência do cubismo e de formas básicas de representação, levando a cabo uma parceria com o trabalho de Oficina de Artes. Criei uma personagem e idealizei as obras que mais tarde viriam a tornar-se numa exposição que teria lugar no piso rés de chão do bloco H. Dado á imprevisibilidade de todos os trabalhos de OFA terem sido expostos no mesmo, a minha suposta exposição ficou reduzida a um curto espaço, tirando-lhe assim a essência e o principal objectivo do que seria uma exposição individualista. Ainda assim decidi deixar as obras no local. Após reflectir sobre o que deveria ter sido um pensamento prévio de uma exposição, eu e os meus colegas decidimos, através dos nossos erros e também para atenuar novas turmas que caiam no mesmo, realizar um projecto que tende a ficar no conhecimento geral , de como idealizar e preparar previamente uma exposição dentro da nossa escola, lendo a estrutura, escolhendo espaços, tempo/durações, ocupações, disponibilidade da direcção, professores, etc., e vai ficar sob a forma de cartaz no blog do nosso grupo, para que possa ser útil para os professores darem aos seus alunos e sensibiliza-los sobre a ordem de acontecimentos que uma exposição previamente combinada na nossa escola deve ter para que seja coerentemente bem organizada.
__________________________________________________________________________________

Relatório Individual  3º Periodo
Filipe Costa Nº5 12º9 grupo 4.3.4

 Neste pequeno 3º Período o tempo que dispúnhamos foi pouco para realizarmos as propostas que tínhamos dado e penso que isso se sucedeu com todos os membros do grupo.
Dentro destas propostas , embora tenha feito parte de todas elas como membro do grupo, participei mais aprofundadamente na criação de:
- Uma Exposição de Fotografia, que devido a alguns dos espaços mais pensados para a realizar estarem ocupados por outras exposições do 11º e outros pela nossa turma no âmbito de Oficina de Artes , assim como por falta da parceria com a Exposição de Vídeo de Rodrigo Cotrim que se realizaria em conjunto, não pôde ocorrer.
- Ajudei também o meu colega André Jesus com ideias para o seu trabalho a ser exposto no primeiro piso do bloco H.

- Participei no estudo do espaço para a realização de uma obra e com ideias/resoluções para um monumento, um símbolo ou até uma instalação que construiríamos no 1º piso de bloco H, onde até contribuí com alguns desenhos como ideias a expor.
- Por ultimo, contribuí também em Como Fazer Uma Exposição no blog, onde por escrito temos apresentadas as ideias e imagens dos espaços para tal, e onde esclarecemos toda essa temática.